top of page
Buscar
  • Foto do escritorLetícia Ferreira

Você sabe o que é rinite?

Atualizado: 24 de jul. de 2019



Você sabe o que é rinite? Parece tão óbvio... todo mundo sabe não é? Nem sempre, por isso resolvi explicar.


Rinite é uma inflamação ou uma disfunção da mucosa que reveste a cavidade nasal. Os principais sintomas decorrentes dessa inflamação, que caracterizam a rinite, são: congestão nasal, rinorréia (secreção nasal) anterior e posterior, espirros, prurido nasal e hiposmia (redução do olfato).


Com essa breve explicação, gostaria de esclarecer alguns pontos:

1- Por essa definição fica fácil entender que o diagnóstico de rinite é clínico. Ou seja, não é necessário nenhum exame complementar se o quadro clínico for característico. Apenas através da história clínica e do exame físico, o médico já pode dar esse diagnóstico.


2- Vocês devem ter percebido que não aparece a palavra "alergia" nessa definição. Por quê? Porque nem toda rinite é alérgica. Existem vários tipos de rinite, que vou abordar em breve em outro post. Nesse ponto, podem ser importantes alguns exames para definir o tipo de rinite.


3- Quem tem rinite não precisa apresentar todos esses sintomas, e também pode apresentar outros sintomas menos específicos, como tosse e dor de cabeça, por exemplo.


4- Apresentar esses sintomas mencionados, especialmente com muita frequência, NÃO é normal. Muitas pessoas se acostumam com o quadro, mas a rinite pode comprometer muito a qualidade de vida, além da produtividade.


Rinite é uma doença que merece atenção e cuidados!



9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page